Você organizou um estudo bíblico fantástico, reuniu um grupo de pessoas e preparou um lanche mas todos estão desconfortáveis e em silêncio. Qual é a solução? Um quebra-gelo, claro! Dinâmicas de quebra-gelo ajudam os participantes a descontrair, conhecer uns aos outros e abrir seus corações à palavra de Deus. Use essas 9 dinâmicas de quebra-gelo para dar mais vida ao seu pequeno grupo:

quebra-gelo

1. Quem sou?

Material necessário: adesivo ou papel que dê para colar na testa

Como jogar: Cada pessoa escreve em um papel o nome de um personagem bíblico e cola na testa do vizinho (sem este ver o que está escrito). Depois, um de cada vez, os participantes fazem uma pergunta sobre quem está escrito em sua testa. O resto do grupo só pode responder sim ou não à pergunta. Depois que todos tiverem feito uma pergunta, o primeiro pode fazer outra pergunta, e assim adiante. Ganha quem descobrir primeiro quem é seu personagem.

Nota: para quem não tem muito conhecimento bíblico, é importante escolher personagens fáceis, que sejam muito conhecidos.

Aplicação bíblica: aumentar o conhecimento do grupo sobre diferentes personagens bíblicos.

2. Adivinhe a cena

Material necessário: imaginação

Como jogar: Em segredo, dê a um participante uma cena conhecida da Bíblia que ele terá de representar por mímica. Pode fazer gestos mas não pode falar. O restante do grupo tem de adivinhar qual é a cena da Bíblia. Quem acertar primeiro se torna a próxima pessoa a fazer a mímica de outra cena da Bíblia.

Aplicação bíblica: pode servir para introduzir um estudo bíblico sobre uma história da Bíblia.

3. Procurando a ovelha perdida

Material necessário: ovelha (desenho ou brinquedo)

Como jogar: Esconda uma pequena figura de uma ovelha em algum lugar. Depois os participantes procuram a ovelha. Ganha quem a encontrar.

Variação: Esconda várias ovelhas em vários lugares. Ganha quem encontrar mais ovelhas.

Aplicação bíblica: ligação com a parábola da ovelha perdida (Lucas 15) ou o ensinamento de Jesus sobre o bom pastor (João 10).

4. Que personagem da Bíblia você seria?

Material necessário: imaginação

Como jogar: Cada participante tem de dizer que personagem da Bíblia seria (ou gostaria de ser) e porquê.

Variação: o grupo decide qual o personagem da Bíblia com que cada membro mais se parece.

Aplicação bíblica: conhecer mais uns aos outros e os personagens da Bíblia. Pode levar a reflexão sobre bons (ou maus) atributos.

5. Crescendo firme!

Material necessário: baralho de cartas ou conjunto de blocos de madeira

Como jogar: Cada participante deve tentar construir a estrutura mais alta com as cartas ou os blocos de madeira, sem que tudo desabe.

Variação: divida os participantes por equipes. Ganha a equipe que criar a estrutura mais alta e sólida.

Aplicação bíblica: as estruturas mais altas têm os fundamentos mais sólidos. Jesus é nosso firme fundamento para uma vida sólida e em crescimento.

6. Conversa no Céu

Material necessário: imaginação

Como jogar: Cada participante tem de dizer uma pessoa da Bíblia com quem gostaria de conversar no Céu e porquê. Se tiverem pouco conhecimento da Bíblia, pode ser qualquer pessoa da História.

Aplicação bíblica: conhecer mais sobre figuras bíblicas (e históricas); introdução à história de um personagem bíblico.

7. Busque na Bíblia

Material necessário: Bíblias em papel

Como jogar: Escolha alguns versículos ou passagens da Bíblia. Quando você disser, os participantes devem procurar a referência em sua Bíblias. Ganha quem encontrar e ler alto a passagem primeiro. O jogo pode ter várias rondas e vários níveis de dificuldade.

Variação: para grupos maiores (ou com poucas Bíblias), divida os participantes em equipes.

Nota: se for jogado com pessoas com pouco conhecimento bíblico, escolha passagens fáceis de encontrar (uma busca por Naum pode levar muito mais tempo do que você imagina).

Aplicação bíblica: aumentar o conhecimento dos participantes dos livros da Bíblia e onde ficam. Também pode servir para introduzir a passagem principal de um estudo bíblico.

8. E se hoje for seu último dia?

Material necessário: imaginação

Como jogar: Cada participante deve responder à pergunta: Se você soubesse que Jesus iria voltar dentro de 24 horas, como você passaria seu último dia?

Aplicação bíblica: introduzir vários temas: o fim do mundo, a morte, a vida cristã, a salvação

9. Os 10 Mandamentos

Material necessário: papéis com os 10 Mandamentos escritos

Como jogar: Escreva cada um dos 10 Mandamentos em um papel individual, depois misture-os. Os participantes devem tentar colocá-los todos na ordem correta.

Variação 1: para complicar, junte alguns outros mandamentos que não fazem parte dos 10 Mandamentos. Além de ordenar os mandamentos, os participantes terão de descobrir quais não fazem parte da lista.

Variação 2: faça dois ou mais conjuntos de mandamentos e divida o grupo em equipes. Ganha quem acertar mais (contra o relógio), ou quem completar tudo primeiro.

Aplicação bíblica: aprender os 10 Mandamentos.