O menino finlandês Jani, de 10 anos, descobriu uma falha no código do aplicativo do Instagram – que já foi corrigida – e se tornou a pessoa mais jovem a receber uma recompensa do Facebook: 10.000 dólares. O Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012.
De acordo com o site Exame, ao mexer no código do aplicativo, o garoto descobriu que era possível forçar a remoção de comentários nas publicações dos usuários, algo que permitiria uma espécie de censura a quem conhecesse a técnica.
O prêmio dada a Jani faz parte do programa de caça a bugs, que é promovido pelo Facebook desde 2011. No total, a companhia já pagou o valor de 4,3 bilhões de dólares a mais de 800 pesquisadores de segurança digital por descobertas de falhas em seus aplicativos. As recompensas normalmente têm valor menor que a concedida a Jani e giram em torno dos 1.780 dólares, segundo informações da imprensa internacional.
Jani disse que planeja usar o dinheiro para comprar uma nova bicicleta, equipamento de futebol americano e novos computadores para seus irmãos.