Todos enfrentamos tentações em nossa vida. Até mesmo Jesus foi tentado pelo diabo! Tentação é um convite para o pecado. Ela faz o pecado parecer bom, desejável, quase irresistível… Mas, se você é salvo por Jesus, você pode vencer a tentação!

Você não precisa mais se render à tentação, caindo em pecado. A Bíblia ensina algumas maneiras práticas de fortalecer o domínio próprio, resistindo à tentação:

1. Vigiar e orar

"Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." Mateus 26:41

Quando você é apanhado de surpresa, é mais difícil vencer a tentação. Por isso, é importante estar de alerta. Ore a Deus, pedindo ajuda para vencer a tentação, e dedique mais tempo às coisas de Deus. Se sua mente estiver cheia da Palavra de Deus, haverá pouco espaço para o pecado.

2. Dizer não!

Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. Tiago 4:7

Ser tentado não é pecado mas sucumbir é. Muitas pessoas pecam porque acham que não podem fazer nada quando chega a tentação. Deus não vai retirar todas as tentações de sua vida mas ele vai lhe ajudar a resistir. O primeiro passo é identificar a tentação e escolher não pecar.

3. Fugir da tentação

Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. 1 Coríntios 6:18

Algumas tentações são fáceis de resistir mas outras não são. Por isso, a Bíblia lhe aconselha a fugir das tentações mais perigosas. Sim, fugir! Além da imoralidade sexual, a Bíblia aconselha a fugir também da idolatria. Se você sabe que vai pecar, evite e remova tudo que traz a tentação.

4. Pedir perdão

Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões", ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Salmos 32:5

Por vezes, você vai sucumbir à tentação e cometer pecado. Mas não desanime! Peça perdão a Deus (e a qualquer pessoa que você tiver machucado). Deus sempre perdoa quem se arrepende. Reconhecer as fraquezas é importante e Deus ajuda quem é humilde.

Continue lutando contra a tentação!

> Leia mais:
+ Aprenda a lidar com a tentação
+ Estágios da tentação