Dinheiro é uma coisa muito pequena (Lucas 16.10). Por quê? Porque dinheiro não pode comprar felicidade. Dinheiro não pode dar vida eterna e nem dar um sentido real para a vida (Isaías 55.1-3; Apocalipse 3.16-18). Mesmo assim, não há nada que revela mais nossa orientação espiritual e relacionamento com Deus do que nossa atitude em relação ao dinheiro.
Veja cinco atitudes erradas na vida de um mordomo:
1. Preocupação
Deus não nos coloca em situações financeiras que tragam ansiedade em nossas vidas.
– “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” (Mateus 6.25).
– “A bênção do SENHOR enriquece, e, com ela, ele não traz desgosto.” (versão corrigida) – “A bênção do SENHOR é que enriquece, e ele não acrescenta dores” (Provérbios 10.22).
2. Corrupção
Deus nunca usará o dinheiro para nos corromper.
– “Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá” (Salmo 1.6).
3.Egoísmo
Deus nunca usa o dinheiro para exaltar o ego do homem.
Em sua epístola, o apóstolo Tiago, guiado pelo Espírito Santo, mostra que somos todos iguais em Cristo (2.1-9).
4. Ostentação
O cristão não deve acumular finanças em excesso.
– “…afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário…” (Provérbios 30.8)
– “Grave mal vi debaixo do sol: as riquezas que seus donos guardam para o próprio dano” (Eclesiastes 5.13).
– “Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento” (Provérbios 13.11).
– “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição” (I Timóteo 6.9).
– “…porquanto vê-se morrerem os sábios e perecerem tanto o estulto como o inepto, os quais deixam a outros as suas riquezas” (Salmo 49.10).
– “Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas” (Apocalipse 3.18).
5. Carnalidade
Deus não permitirá que usemos dinheiro para satisfazer todo e qualquer desejo que temos.
– “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Filipenses 4.19)
– “…suprindo a vossa abundância, no presente, a falta daqueles, de modo que a abundância daqueles venha a suprir a vossa falta, e, assim, haja igualdade” (II Coríntios 8.14).
– “Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra” (II Coríntios 9.8)