Você está convicto de que a célula é o melhor lugar para descobrir e usar dons espirituais? Se estiver, você precisa levar sua convicção ao próximo nível e ajudar os membros da célula a descobrir seus dons espirituais.
Aqui vão algumas dicas:
1. Leve os membros da célula a ler textos bíblicos a respeito dos dons, desde o início nas casas/igrejas. Lembre-os que os cristãos daquele tempo descobriram e usar seus dons espirituais nesse contexto.
2. Aponte a leitura de um livro ou artigo na Internet sobre dons espirituais. Os membros não irão pensar a respeito de seus próprios dons espirituais se não compreenderem o que são os dons espirituais (por exemplo, Wagner, Schwarz, Bugbee, etc.). Escrevi dois livros sobre o tema: O Grupo Pequeno Cheio do Espírito: Como conduzir o seu grupo pequeno a usar os dons espirituais para a edificação do Corpo (publicado pelo Ministério Igreja em Células), e Discover (Descobrir). Meus livros são exclusivos no fato de ensinarem a descoberta dos dons espirituais a partir do contexto da célula.
3. Observe o que os membros se voluntariam a fazer no grupo. A Janete se oferece para trazer o lanche e até mesmo ajuda com a limpeza após a reunião? O Carlos é voluntário para oferecer seu carro toda vez que alguém precisa? É bem provável que Janete e Carlos tenham os dons de auxílio e serviço (Schwarz descobriu que 81% das vezes a mesma pessoa possui ambos os dons). Sua tarefa é apontar o que vê. Vá à pessoa e diga-lhe o que observou.
4. Pergunte o que lhes dá alegria. Na maioria das vezes, o uso do dom espiritual é acompanhado por vontade, paixão e alegria. Sim, existem raras exceções (por exemplo, o dom de profecia de Jeremias era um fardo), mas a regra é que as pessoas sentem prazer em exercer seus dons espirituais. Concordo com Greg Ogden em The New Reformation [A Nova Reforma]: “A dica central para a descoberta de nossos dons espirituais é entrar em contato com as esferas de serviço que produzem um fluir interior de alegria, entusiasmo e energia”.
5. Encontre oportunidades para as pessoas usarem seus dons espirituais no contexto da célula e posteriormente, na celebração. Você percebeu que a Maria tem o dom de evangelismo? Dê-lhe oportunidades de planejar a próxima ação evangelística da célula. O João tem o dom de misericórdia? Peça-lhe que telefone para um membro adoentado ou acompanhar você quando visitar alguém no hospital.
Desafio-o a praticar na próxima semana ao menos um desses 5 tópicos. No próximo mês, tente praticar todos os cinco.