A igreja em células ensina e pratica ambos, célula e celebração. Entretanto, célula ou celebração podem ser mais ou menos enfatizadas no ciclo de vida da igreja. Deixe-me explicar.
A maioria das igrejas vai começar focando quase inteiramente na célula. Conforme seu crescimento e multiplicações, essas células começam a se reunir com mais frequência para celebrar. Os líderes das igrejas precisam primeiro focar nos membros da célula, evangelismo por meio da célula e treinamento de liderança. O culto de celebração vai naturalmente evoluir em sua frequência e detalhes à medida que pessoas são acrescentadas às células e que podem ajudar nas reuniões de celebração.
A transição de uma igreja para a estratégia de células, por outro lado, já terá uma celebração semanal e outros ministérios. Durante o período da transição, a ênfase natural será na asa da celebração e os ministérios que a acompanham. O pastor titular começa então lentamente liderando uma célula protótipo e então com o tempo, multiplicando a célula protótipo. De acordo com o crescimento e multiplicação das novas células, a asa das células vai ganhando mais visibilidade e ênfase.
Uma das coisas notáveis sobre o ministério de igreja em células é a grande ênfase em ambas, célula e celebração. Isso não significa, entretanto, que ambas serão enfatizadas igualmente em todos os momentos do ciclo de vida da igreja.